terça-feira, abril 05, 2005

Carro X Telemovel

Ninguém me tira da cabeça que quem faz as leis neste país não anda na rua.
Sempre que se circule de carro é proibido o uso do telemóvel. A lei está certíssima pois é evidente que o uso do telemóvel prejudica a condução, contudo, as razões que justificam esta medida são para outros casos ignoradas. As razões apontadas para a não utilização do telemóvel, prendem-se fundamentalmente com a perda de concentração por falar com quem não está presente, agravado pelo facto de ter uma mão indisponível no auxilio do acto de conduzir. Se são esta a razões para essa proibição de conduzir imaginemos um caso recorrente nas nossas estradas: Um condutor recebe uma chamada falando através do auricular (ou sistema mãos livres) e simultaneamente fuma ao seu cigarrito, não será que todas as premissas anteriores estão cumpridas? Parece que sim, não será que é ainda mais perigoso? Isto porque em caso de necessitar de fazer uma manobra brusca pode acontecer que o cigarro caía dentro do carro e desencadeie um incêndio.
Tudo isto é verdade mas não é menos verdade que a venda de kits mãos livres e auriculares é rentável para a economia e a proibição de fumar nos carros não só não é benéfica à economia como faria levantar de indignação esses defensores do tabaco (é incrível que existam) que infelizmente tem muito poder na nossa sociedade.
Só posso concluir com este post que as leis das duas uma: ou são feitas por quem não anda na rua ou o poder económico se sobrepõe sempre ao que está certo, espero que os políticos sejam só distraídos.